quinta-feira, 18 de outubro de 2012


NÍVEIS DE CURRÍCULO: REAL, OCULTO E PRESCRITO
                            
                        De acordo com estudos realizados no campo de currículo nas décadas de 60 e 70 constatou-se a existência de vários níveis de currículo dentro do ambiente escolar são eles:

 CURRÍCULO REAL é aquele que acontece a cada dia dentro da sala de aula com professores e alunos em decorrência de um projeto político pedagógico e dos planos de ensino.

Todos envolvidos no processo de ensino aprendizagem no espaço escolar tem acesso ao projeto político pedagógico, ou ate mesmo ajudaram a construí-lo? Sabem a ideologia da escola e as necessidades curriculares no desenvolvimento da aprendizagem e da  formação social? Tem se colocado em pratica metodologias para o desenvolvimento de pessoas com necessidades especias.
                                         
             CURRÍCULO OCULTO é a representação de tudo o que os alunos aprendem pela convivência em meio a varias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepção que vigoram no meio social e escolar.
Termo oculto significa que ele não esta prescrito, não aparece no planejamento, embora e fundamental na construção do saber na questão de atitudes, comportamentos, valores e orientações.
 O currículo oculto é representado pelas influencias que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho da professora proveniente da experiência cultural, dos valores e significados trazidos pelas pessoas de seu meio social e vivenciado na própria escola, ou seja, das praticas e experiências compartilhadas e escolas e na sala de aula (LIBANEO, p.172) 
Sabendo que o currículo oculto é toda a experiência adquirida nas interações, nos comportamentos, atitudes; Cabe ao professor trazer para o espaço escolar normas e condutas que transmitem valor e respeito entre as pessoas, escolhendo uma metodologia de ensino que leve o aluno a um pensamento reflexivo e critico sobre a realidade, pois dependendo do que é realizado em sala de aula pode estar transformando em pessoas autoritárias ou simplesmente que só decoram o conteúdo para tirar nota 10.
                           
                    
               CURRÍCULO PRESCRITO é o conhecido como currículo formal ou oficial. É estruturado por diretrizes prescritas institucionalmente, por exemplo, os Parâmetros Curriculares Nacionais. Este tipo de Currículo prevê os perspectivo conteúdos a serem trabalhados nas mais diversas disciplinas. A intencionalidade deste currículo e oferecer ao País uma base nacional comum de educação.
                      Dessa forma mesmo sendo o currículo prescrito, Cabe a instituição escolar e ao professor construir novas alternativas de metodologias que transforme o conteúdo didático em uma descoberta constante, em que se valorize as diversas culturas,pois educar é nessa perspectiva basicamente um processo de agregação cultural.
         
        

REFERÊNCIAS


[ii] GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 28 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SACRISTAN, J. Gimeno. Poderes instáveis em educação. Tradução de Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Portal.mec.gov.br/




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