NÍVEIS DE CURRÍCULO: REAL, OCULTO E
PRESCRITO
De acordo com estudos realizados no campo de
currículo nas décadas de 60 e 70 constatou-se a existência de vários níveis de
currículo dentro do ambiente escolar são eles:
CURRÍCULO
REAL é aquele que acontece a cada dia dentro da sala de aula com
professores e alunos em decorrência de um projeto político pedagógico e dos
planos de ensino.
Todos envolvidos no processo de ensino aprendizagem no espaço
escolar tem acesso ao projeto político pedagógico, ou ate mesmo ajudaram a construí-lo?
Sabem a ideologia da escola e as necessidades curriculares no desenvolvimento da
aprendizagem e da formação social? Tem se colocado em pratica metodologias para o desenvolvimento de pessoas com necessidades especias.
CURRÍCULO OCULTO é
a representação de tudo o que os alunos aprendem pela convivência em meio a
varias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepção que vigoram no
meio social e escolar.
Termo oculto significa que ele não esta prescrito, não aparece
no planejamento, embora e fundamental na construção do saber na questão de
atitudes, comportamentos, valores e orientações.
O currículo oculto é representado pelas
influencias que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho da professora
proveniente da experiência cultural, dos valores e significados trazidos pelas
pessoas de seu meio social e vivenciado na própria escola, ou seja, das
praticas e experiências compartilhadas e escolas e na sala de aula (LIBANEO, p.172)
Sabendo que o currículo oculto é toda a experiência adquirida
nas interações, nos comportamentos, atitudes; Cabe ao professor trazer para o
espaço escolar normas e condutas que transmitem valor e respeito entre as
pessoas, escolhendo uma metodologia de ensino que leve o aluno a um pensamento
reflexivo e critico sobre a realidade, pois dependendo do que é realizado em
sala de aula pode estar transformando em pessoas autoritárias ou simplesmente
que só decoram o conteúdo para tirar nota 10.
CURRÍCULO PRESCRITO é o conhecido como currículo formal ou oficial. É estruturado por diretrizes prescritas institucionalmente, por exemplo, os Parâmetros Curriculares Nacionais. Este tipo de Currículo prevê os perspectivo conteúdos a serem trabalhados nas mais diversas disciplinas. A intencionalidade deste currículo e oferecer ao País uma base nacional comum de educação.
Dessa forma mesmo sendo o
currículo prescrito, Cabe a instituição escolar e ao professor construir novas
alternativas de metodologias que transforme o conteúdo didático em uma
descoberta constante, em que se valorize as diversas culturas,pois educar é nessa perspectiva basicamente um processo de agregação cultural.
REFERÊNCIAS
[ii]
GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.
LIBÂNEO,
José Carlos. Didática. 28 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SACRISTAN,
J. Gimeno. Poderes instáveis em educação. Tradução de Beatriz Affonso Neves.
Porto Alegre: Artmed, 1999.
Portal.mec.gov.br/
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