quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO ESCOLAR

                            Ao analisar o espaço escolar e curricular, trago uma abordagem sobre a importância do currículo escolar, a influência deste na ação docente, e com isso um debate sobre currículo real, oculto e prescrito.
                           Sendo assim podemos definir currículo como trajetória de vida, a palavra currículo vem do latim currere que significa caminho a percorrido. O currículo é o objeto principal do processo pedagógico, pois é que possibilita o processo de ensino e aprendizagem, sua projeção no projeto político pedagógico define o que ensinar, para que ensinar, como ensinar e as formas de avaliação.
                             De certo modo o currículo é a manifestação da cultura da escola, com sua ideologia e representações da sociedade a qual a escola esta localizada,com isso cabe a escola fazer a inserção social dos alunos.
                              Contribuindo para essa análise Sacristán 1999, p.61) afirma:
                                        O currículo é a ligação entre cultura e a sociedade exterior à escola e à educação;entre o  conhecimento e  cultura herdados e a aprendizagem dos alunos; entre a teoria (idéias,suposições e aspirações)e a prática possível, dadas determinadas condições.
                                                             
               
                            Currículo escolar em sentido amplo abrange todas as experiências escolares, é a totalidade das experiências e aprendizagem planejadas pela escola (JAMESON HICKS).
                            Cabe ao professor não só passar a diante o conteúdo que consta no material didático, mas fazer um plano de ensino que tenha relação com realidade vivenciada pela região, levando o aluno a refletir sobre sua sociedade e  o que ela representa na sua formação.
                            Os Parâmetros curriculares Nacionais, mas conhecido como PCN, é uma coleção de documentos que compõem a grade currículos de uma instituição educativa, o documento  é uma orientação quanto ao cotidiano escolar, os principais conteúdos que devem se trabalhados, afim de dar subsídios ao educadores, para que suas praticas pedagógicas sejam de melhor qualidade. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio são o resultado de meses de trabalho e de discussão realizados por especialistas e educadores de todo o país. (MEC)
                         Nas intuições escolares possuem no projeto político pedagógico orientações sobre o PCN, ou mesmo com esta na LDB nos artigos 26 e 27, os professores tem acesso a este documento, entendem os objetivos da escola e as leis que o asseguram?




NÍVEIS DE CURRÍCULO: REAL, OCULTO E PRESCRITO
                            
                        De acordo com estudos realizados no campo de currículo nas décadas de 60 e 70 constatou-se a existência de vários níveis de currículo dentro do ambiente escolar são eles:

 CURRÍCULO REAL é aquele que acontece a cada dia dentro da sala de aula com professores e alunos em decorrência de um projeto político pedagógico e dos planos de ensino.

Todos envolvidos no processo de ensino aprendizagem no espaço escolar tem acesso ao projeto político pedagógico, ou ate mesmo ajudaram a construí-lo? Sabem a ideologia da escola e as necessidades curriculares no desenvolvimento da aprendizagem e da  formação social? Tem se colocado em pratica metodologias para o desenvolvimento de pessoas com necessidades especias.
                                         
             CURRÍCULO OCULTO é a representação de tudo o que os alunos aprendem pela convivência em meio a varias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepção que vigoram no meio social e escolar.
Termo oculto significa que ele não esta prescrito, não aparece no planejamento, embora e fundamental na construção do saber na questão de atitudes, comportamentos, valores e orientações.
 O currículo oculto é representado pelas influencias que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho da professora proveniente da experiência cultural, dos valores e significados trazidos pelas pessoas de seu meio social e vivenciado na própria escola, ou seja, das praticas e experiências compartilhadas e escolas e na sala de aula (LIBANEO, p.172) 
Sabendo que o currículo oculto é toda a experiência adquirida nas interações, nos comportamentos, atitudes; Cabe ao professor trazer para o espaço escolar normas e condutas que transmitem valor e respeito entre as pessoas, escolhendo uma metodologia de ensino que leve o aluno a um pensamento reflexivo e critico sobre a realidade, pois dependendo do que é realizado em sala de aula pode estar transformando em pessoas autoritárias ou simplesmente que só decoram o conteúdo para tirar nota 10.
                           
                    
               CURRÍCULO PRESCRITO é o conhecido como currículo formal ou oficial. É estruturado por diretrizes prescritas institucionalmente, por exemplo, os Parâmetros Curriculares Nacionais. Este tipo de Currículo prevê os perspectivo conteúdos a serem trabalhados nas mais diversas disciplinas. A intencionalidade deste currículo e oferecer ao País uma base nacional comum de educação.
                      Dessa forma mesmo sendo o currículo prescrito, Cabe a instituição escolar e ao professor construir novas alternativas de metodologias que transforme o conteúdo didático em uma descoberta constante, em que se valorize as diversas culturas,pois educar é nessa perspectiva basicamente um processo de agregação cultural.
         
        

REFERÊNCIAS


[ii] GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 28 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SACRISTAN, J. Gimeno. Poderes instáveis em educação. Tradução de Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Portal.mec.gov.br/




NOVO PROJETO DE LEI PARA O CURRÍCULO ESCOLAR


Contrário ao inchaço dos currículos escolares com novas disciplinas, o Ministério da Educação articulou-se com o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), para evitar que fosse enviado imediatamente à Câmara dos Deputados projeto de lei que insere duas novas matérias na grade escolar do ensino básico: Cidadania Moral e Ética no ensino fundamental e Ética Social e Política no ensino médio.
Para atender ao ministério, Braga entrou com recurso solicitando que o PLS 2/2012 , do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), também seja apreciado pelo Plenário, para decisão final. Inicialmente, a análise pelo Plenário estava dispensada, já que a proposta havia sido aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), em setembro, em decisão terminativa.
Na visão do Ministério da Educação, a aprovação do projeto não é a solução mais adequada para tratar dos temas da ética e da cidadania. Em nota técnica enviada à liderança do governo, o ministério argumenta que os documentos orientadores dos currículos “não sugerem a criação ilimitada de disciplinas nem de conteúdos, mas que a escola oportunize condições para que temas socialmente relevantes sejam incluídos e tratados no desenvolvimento dos conteúdos escolares”.